Dr. Wanderson Pereira

MÉDICO PNEUMOLOGISTA

DPOC - Enfisema

DPOC

DPOC - Enfisema

Muitos chamam de enfisema, mas o nome certo é doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Cansaço aos esforços, falta de ar, tosse, catarro, fadiga e chiado são os sintomas mais comuns.

Muitos têm DPOC e nem sabem!!!

Isso mesmo, em geral o diagnóstico é feito tardiamente com atraso no início do tratamento.

Como peguei isso Doutor?

A doença surge ao inalar cronicamente partículas irritativas para os pulmões. Isso gera inflamação das vias aéreas (bronquite crônica e bronquiolite) e destruição dos alvéolos (enfisema).

À medida que a exposição se mantém, a lesão pulmonar avança, os sintomas respiratórios se agravam e a função pulmonar diminui.

O grande responsável pela DPOC é o tabagismo. E isso pode acontecer com todas as formas: cigarro comum, eletrônico, paieiro, cachimbo, charuto, narguilé e maconha.

Outras causas possíveis são:

  • Fogão à lenha
  • Queimadas
  • Poluição ambiental
  • Exposição no ambiente de trabalho (construção civil, pintores, soldadores, agrícolas, escultores, jardineiros, entre outros)
  • Tuberculose
  • Infecções respiratórias graves na infância
  • Causa genéticas (deficiência de alfa-1-antitripsina)

Como saber se tenho DPOC?

Conversando com você em consulta, já podemos suspeitar desse diagnóstico e inclusive já iniciar o tratamento. Entre os exames disponíveis, a espirometria (prova de função pulmonar) é o mais importante, pois define o diagnóstico.

Como é o tratamento?

Apesar de não ter cura, o tratamento pode melhorar a qualidade de vida, aumentar a sobrevida e reduzir o risco de exacerbações da doença.
Medicações inalatórias, fisioterapia respiratória, imunizações e suporte nutricional fazem parte do tratamento.

Dr. Wanderson Pereira

Marque uma consulta agora, descubra se tem DPOC e inicie o tratamento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!